terça-feira, 2 de agosto de 2011

PREDESTINAÇÃO OU LIVRE ARBÍTRIO ?





Muito se tem discutido sobre este tema, desde os primórdios da Igreja, e os formadores de opiniões sempre tentaram se basear na Bíblia para fundamentar suas teorias. Não irei falar aqui a favor do Calvinismo ou do Arminianismo, pois há quem faça isto. Mas me basearei somente na Palavra de Deus, pois é a única fonte de Sabedoria em que devemos nos fundamentar.
A primeira situação que quero expor, é sobre o que ocorreu no Jardim do Édem, quando o homem desobedeceu seu Criador e tomou do fruto da árvore proibida.
Deus deu entendimento ao homem, creio que o ser humano antes da Queda tinha a inteligência perfeita, sem a corrupção do pecado, falava pessoalmente com o Criador, portanto tinha plena noção do que aconteceria se desobedessesse, tinha entendimento de que morreria se tomasse do fruto, sabia que morreria fisicamente e espiritualmente, pois não teria mais contato direto com o Criador. Mas algo aconteceu, a serpente tentou Eva, e lhe mentiu, dizendo que de fato não morreriam se tomassem do fruto e o provassem, mas seriam como Deus, conhecedores do bem e do mal.
O diabo é o pai da mentira, portanto o primeiro mentiroso, o violador das verdades de Deus, aquele que quis ser semelhante a Deus, sendo uma simples criatura. Ele viu que Deus tinha feito o homem, e logo pediu permissão para tentá-lo, é lógico que Deus não foi pego de surpresa, já sabia que o homem iria cair, e já tinha toda a Redenção planejada. Mas agora eu pergunto, se Deus sabia que o homem iria cair, pois sabe todas as coisas, por que não impediu?
O Senhor não faz nada sem um propósito, e a Sua vontade é soberana, Ele não foi pego de surpresa, e tudo que Ele faz é para demonstar Sua glória como único Deus e Criador de todas as coisas, a Queda foi algo que estava em Seus propósitos, tudo que acontece é porque Ele permite. Mas nós não entendemos os caminhos de Deus, pois para nós tudo deve parecer lógico e racional conforme a nossa perspectiva humana, para nós tudo está debaixo da nossa vontade, mas não entendemos que Deus é muito mais elevado, e Seus planos e projetos jamais são frustrados, nem pelo homem, nem por qualquer outra criatura.
Dizer que o homem pecou e destruiu os planos de Deus, é como dizer que Deus não pôde conter a vontade humana, e foi impotente na questão da Queda da criação. Mas se olharmos a Bíblia em todas as passagens em que Deus se mostra Soberano e se faz conhecer ao mundo, veremos que Ele não está sujeito a vontade humana, e que Ele endurece a quem Ele quer, para que Seus planos sejam cumpridos, vemos o caso do Faraó, em que Deus endurece seu coração, para que Israel veja que foi Deus quem os libertou, e não a vontade de Faraó. Outro exemplo no Novo Testamento, Jesus escolhe Paulo, e o transforma de maior perseguidor de cristãos, a Apóstolo dos gentios, e vemos que Paulo não teve escolha, pois o plano do Senhor jamais pode ser frustrado.
Deus não pode ser frustrado mas aparentemente ao nosso ponto de vista, tudo que Deus faz é achar uma forma de consertar nossos erros, parecendo que estamos sempre estragando Seus planos de perfeição. Creio que tudo que fazemos é porque Deus permite, e mesmo que seja algo que vá contra os principios de Deus, Ele de alguma maneira sempre transforma em algo que mostre a Sua glória e tenha glória para Si.
Mas então foi Deus quem endureceu o coração do homem, para que o desobedessesse e através disso Ele mostrasse Sua glória? Creio que na questão da Queda, o Ser humano tem total culpa de haver caído, mas Deus, apesar de nunca ser pego de surpresa e todas as coisas serem para Sua glória, não tem culpa do Ser humano haver caido, pois não tenta a ninguém. Aparentemente pode parecer uma contradição isto, mas devemos ter em mente que nós não podemos compreender tudo, e que a nossa forma de ver as coisas, é imperfeita e corrompida, e mesmo que pareça contradição, não é, pois as coisas encobertas pertencem a Deus, nossas mentes não compreendem, pois são limitadas, pelo próprio Deus.
Há quem atribua à Queda do homem, o chamado Livre Arbítrio, a teoria que atribui ao homem o poder de decidir se quer ou não obedecer a Deus. Na minha opinião, esta teoria nada mais é do que uma forma humana de fazer o homem se sentir responsável por tudo que acontece, nada mais é do que o ser humano se orgulhando de que Deus nem ninguém pode fazer nada para o impedir, pode parecer estranho mas quem pensa que tem poder sobre si mesmo, ainda que se diga cristão e salvo pela graça, nega a graça ao afirmar que Deus não tem poder para salvá-lo, se ele não quiser.
"Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)," (Efésios 2 : 5)

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus." (Efésios 2 : 8)

Livre Arbitrio não é a chave para compreendermos questões como a Queda do homem, pois nega a Soberania de Deus, e nega a Palavra de Deus, que diz que NINGUÉM busca a Deus, e se ninguém busca a Deus, não há Livre Arbítrio, pois os salvos pela obra redentora de Jesus, são escolhidos por Deus, Eleitos por Ele, Predestinados à Salvação.

"E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou." (Romanos 8 : 30)

E afirmar que Deus escolheu os salvos pois olhou no futuro para saber quem o iria escolher, é negar que Deus é Soberano em todas as escolhas e situações, e depende da nossa vontade para fazer Sua obra, sendo que a nossa vontade é sempre inclinada para o mal.

Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.”
(Romanos 3 : 10 -12)

Agora eu pergunto uma coisa: digamos que Deus depende da vontade humana, e que Jesus veio e morreu para nossa salvação e reconciliação com Deus, se Deus não escolhe quem será salvo, então Jesus morreu em vão? Baseado na teoria do Livre Arbítrio sim, pois a Palavra diz que não há quem busque a Deus, não há nenhum sequer.
Concluimos então baseados nas Escrituras, que a Predestinação é a obra de Deus na Salvação do homem, sendo que o mesmo é incapaz de se voltar para Deus, pois é corrupto e totalmente inclinado para o mal, necessitando da total misericórdia do Criador para ser salvo.
Este tema é bastante complexo e dificil de ser abordado. Com certeza há muitas pessoas que compreendem melhor o assunto, e tenham melhores maneiras de expô-lo. Creio que se pedirmos ao Senhor Ele nos concederá sabedoria e paciência, para que no Seu devido tempo, venhamos a compreender melhor este assunto, que gera tantas polêmicas. Penso eu que a melhor ótica de ver as coisas é a do Senhor, pois é perfeita. Nós seres humanos sempre tendemos a distorcer as coisas.
Que o Senhor nos conceda a Sua maneira de ver tudo, e que venhamos a compreender Sua Palavra, pois a Verdade é uma só: A que sai da boca de Deus, que não é homem para mentir.

Graça e Paz.

11 comentários:

  1. Diacono Sergio Christino

    Tem horas que a melhor resposta é ficar calado .
    Deixar que a voz do silêncio fale por você
    Tem horas que a dor machuca mas faz bem á alma
    Tem horas que pra se ganhar é preciso perder
    Tem horas que o remédio que cura não faz mais efeito
    Tem horas que o sonho adormece pra você acordar
    Tem horas que é preciso enxergar lá no final do túnel
    Pra você ver que se perdeu , e se encontrar .
    A oração é o melhor remédio que Jesus receitou
    Na oração você encontra forças pra ser vencedor
    A oração abate o homem exaltado pra se consertar
    A oraçao traz o crente congelado ao primeiro amor
    Deserto é sinal que a vitória vai chegar
    Só é um vencedor quem tem história pra contar
    Ninguém nasce sabendo , você tem que glorificar no vale .
    Se tem que pagar preço é bem melhor pagar
    Na prova ninguém perde , só tem a ganhar
    Deserto um dia vira palco e teus inimigos
    Vão te assistir , te aplaudir de pé .

    DEUS É FIÉL NA SUA VIDA ! ! !

    ResponderExcluir
  2. Paz meu amado!

    Deus te abençoe e te dê muita sabedoria!Que venhamos a compreender a Palavra de Deus todos os dias!

    Ficou muito bom o texto! Que o Senhor te use cada vez mais para honra e glória do Seu Nome.

    Deus é Maravilhoso!

    "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
    Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
    Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
    E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
    Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.
    Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus." João 3: 16-21

    Graças a Deus por nosso Senhor Jesus!

    "O profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!" Romanos 11:33

    "E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles!" Salmos 139:17

    Te amo amor!

    "Live For Eternity!"

    ResponderExcluir
  3. paz do SENHOR, JESUS TE ABENÇOE RICAMENTE CADA DIA MAIS E MAIS HOJE E SEMPRE.
    E LHE CAPACITE A FAZER O IDE DELE. PRAZER EM CONHECER VC.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog meu irmão.Que Deus abençoe sua vida ricamente.Paz!

    ResponderExcluir
  5. Passando para conhecer seu blog, excelentes textos, gostei muito. parabéns!
    Será uma alegria sua visita!

    Shalom

    http://nairmorbeck.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Paz do Senhor, Diácono Sergio Christino.

    Agradeço por sua visita em meu blog. Seja sempre bem-vindo.

    Que Deus te abençoe!

    Graça e Paz.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pela visita, Mulheres INDO.

    Que Deus nos capacite a pregar o Evangelho a cada dia com amor, simplicidade e humildade.

    Deus abençoe as irmãs!

    Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  8. Anselmo, obrigado pela presença no blog.

    Seja sempre bem-vindo!

    Deus abençoe!

    Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  9. Nair Morbeck Sobrinha, obrigado pela visita e pelo convite!

    Deus abençoe!

    Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  10. "Olhai, pois, que façais como vos mandou o SENHOR vosso Deus; não vos desviareis, nem para a direita nem para a esquerda. Deuteronômio 5:32"
    "Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo. 1 Coríntios 1:12"
    Pergunto eu, não somos nós de Cristo? não tentamos andar nos caminhos do Senhor? não nos importa que cremos na nossa salvação?
    Porque nos preocuparmos se temos livre arbítrio ou se somos predestinados, não são todas estas preocupações humanas que só nos levam a discussões infundadas? Creio no amor de Cristo por nós, que sem fazer distinção de nossas raças ou, quaisquer tipos de vidas que haveríamos de levar nos tempos de hoje.
    "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16" Apenas temos que crer e obedecer;
    Deus Abençoe meus amados

    ResponderExcluir
  11. Parabéns por estar postando assuntos que nos leve a pensar! Deus abençoe vocês!

    ResponderExcluir