segunda-feira, 11 de julho de 2011

O Caminho

  





Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.” (Mateus 7 : 13-14)
            
   Quando o Senhor falou nesta passagem sobre o caminho que conduz a vida eterna e o caminho que conduz a perdição, devemos notar que o caminho que conduz à perdição é bem fácil de se enxergar, pois é largo e espaçoso. Mas por que é tão fácil enxergar este caminho? Por que chama tanto a atenção dos nossos olhos? A resposta é simples, porque este é o caminho com o qual mais nos identificamos. O caminho largo é o caminho que nos agrada, este é o caminho fácil, aquele que nós não precisaremos abandonar nada para seguir, não nos será cobrado nada nesta vida para percorrê-lo. Tudo que precisamos fazer é andar e se deleitar nas facilidades que nos serão oferecidas pelo caminho, tudo será fácil, não há leis, não há regras! Mas ao percorrer o caminho largo, haverão algumas consequências inevitáveis, pois para toda ação há uma reação:

   "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará." (Gálatas 6 : 7)

   Nessa sociedade em que vivemos, parece que tudo que vemos é inclinado para o mal, não há nada que não tenha um toque de malícia, desde pensamentos até ações, tudo é contaminado pela maldade. Não é necessário ser um estudioso da Bíblia, para se notar que tudo se corrompe mais e mais a cada dia, o amor se esfriou e tudo que vemos é a consequência do que Paulo diz aos Gálatas.

   “Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.” (Gálatas 6 : 8)

   Semear na carne é seguir o caminho largo do qual falou nosso Senhor, é dar vasão ao que temos dentro de nós, é simplesmente viver a vida sem se preocupar com as consequências, se preocupar apenas consigo mesmo, e com as suas vontades, “Eu primeiro” esse é o lema que sempre predominou na raça humana, esse é o lema que vigora (ou tenta vigorar), dentro de mim e de você, pois não pense que há algo bom dentro de nós seres humanos, pois este é o maior erro apregoado por todas as filosofias e religiões, inclusive algumas que se dizem “cristãs”.

   “Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; Cuja boca está cheia de maldição e amargura. Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Em seus caminhos há destruição e miséria; E não conheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos.” (Romanos 3 : 10-18)

   Mas se não há nada de bom em nós, como seguir o caminho estreito? Pois a minha vontade é sempre inclinada para o mal, então nunca conseguirei, é muito difícil! Realmente, nunca conseguiremos seguir este caminho por méritos próprios, mas devemos atentar para o fato de que nosso Senhor falou, que embora sejam poucos os que entram pelo caminho estreito, haverão alguns. Mas se não é por mérito próprio, por mérito de quem será?

   “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé. Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.” ( Romanos 3 : 23-28)

   O padrão de Deus para um homem é nosso Senhor Jesus Cristo, pois foi o único homem que conseguiu cumprir as exigências de Deus por méritos próprios, pois não era um homem comum, mas o próprio Deus em forma de homem. Concluímos então que para entrarmos pelo caminho estreito, devemos ser iguais a Jesus, pois o caminho estreito nada mais é que o caminho de Deus, o qual Jesus foi o primeiro a passar, e por méritos próprios.
  
   “Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. Este receberá a bênção do SENHOR e a justiça do Deus da sua salvação. Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó. Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. Quem é este Rei da Glória? O SENHOR forte e poderoso, o SENHOR poderoso na guerra. Levantai, ó portas, as vossas cabeças, levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. Quem é este Rei da Glória? O SENHOR dos Exércitos, ele é o Rei da Glória.” (Salmos 24 : 3-10)

   Mas este é um padrão muito elevado, jamais vou conseguir! Novamente, por mérito próprio jamais conseguiremos, mas Deus não pede que façamos isto por mérito próprio, pois é impossível. Mas Ele nos concede Graça e Misericórdia através do Seu Filho Unigênito, mesmo que não merecêssemos, Ele nos dá a Salvação, não por mérito nosso, pois não há nada de bom em nós, mas por mérito do Seu Filho, o qual nos amou tanto, que Se entregou a Si mesmo, como sacrifício Santo e agradável ao Pai.

   "Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos." (Isaías 53 : 6)

   Graças a Deus por Jesus, pois através dEle temos a justificação pelos pecados, e a fórmula para passar pela porta estreita: Sermos seus imitadores em tudo!
 Senhor, graças te damos pois Tu revelaste estas coisas a nós pequeninos. Obrigado Senhor!

Um comentário:

  1. Sejamos imitadores de Cristo!

    1 Coríntios 11: 1

    "Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo."

    Live For Eternity!!!!

    ResponderExcluir